Pintura antioxidante nas barras de transferência: é importante?
Especificada em todos os projetos da LPE Engenharia, a prática de pintar, ao menos, metade da barra de transferência nos locais onde haverá o engraxamento evita problemas de longo prazo no piso de concreto.
A oxidação do metal ocorre quando a superfície desprotegida, sem tratamento específico (pintura), entra em contato com o ar e/ou umidade. Com a maturação deste cenário, vem a corrosão do material, provocando perda de seção e consequentes problemas estruturais.
Pode parecer que a situação descrita acima não seja tão comum… contudo, a prática equivocada de remoção das barras de transferências para facilitar a retirada das fôrmas do piso gera pequenos espaços entre o concreto e o metal, permitindo as reações químicas necessárias para a oxidação.
Em paralelo, um selante danificado, por exemplo, poderá abrir espaço para infiltrações, potencializando ainda mais o cenário.
Por isso, conte com as especificações dos projetos da LPE Engenharia e com a nossa equipe técnica, que estará sempre pronta para oferecer todo o apoio necessário durante a sua obra.