Conhece o caixão perdido para pisos de concreto?
Termo amplamente conhecido nas demais disciplinas da construção civil, foi adaptado também para a realidade do piso de concreto. A solução foi adotada na LPE Engenharia como forma de mitigação dos efeitos de recalques diferenciais sobre os blocos de fundação, em situações nas quais o terreno está sujeito a pequenas deformações, possibilitando a execução de um piso em fundação direta.
Conceitualmente, na região de projeção dos blocos de fundação de pilares ou estruturas similares, sobre a camada final do subleito, ao invés da camada de BGS compactada, utiliza-se o material compressível, preferencialmente um EPS de baixa densidade, permitindo a adequada acomodação do piso e evitando a ocorrência de recalques diferenciais.
De forma conjunta, são dimensionados reforços estruturais que avançam sobre a projeção dos elementos (caixões), de modo a mitigar os efeitos adicionais provocados durante o processo de acomodação.
Além de permitir a acomodação do piso de forma homogênea e com baixo risco de patologias, a solução também impede a ocorrência de sobrecarga na fundação/estrutura das edificações.