Você sabe o que é cura química do concreto?
O processo de cura é um dos mais importantes na execução de um piso de concreto. A ausência ou a aplicação inadequada do procedimento pode resultar em patologias, tais como fissuras e desgastes superficiais prematuros, por potencializar a retração nas primeiras idades e prejudicar a evolução da resistência superficial do concreto.
O agente de cura química é um material líquido à base de parafinas, PVA ou resinas acrílicas, que cria uma película na superfície para reduzir a perda de umidade do concreto. O método tem se demonstrado eficaz ao oferecer economia, praticidade na aplicação, redução de mão de obra e menor impacto ambiental, considerando o baixo consumo de água no processo.
Ao contrário da cura úmida, a química é aplicada somente uma vez, logo após a finalização do acabamento/polimento do piso, gerando um filme superficial, sem deixar vazios. Cumpre, assim, a função de criar uma barreira e retardar expressivamente a evaporação da água, garantindo uma cura eficiente de, pelo menos, 7 dias. Recomenda-se que o procedimento atenda aos parâmetros da norma americana ASTM C309, que especifica a perda máxima de água por evaporação em uma taxa de até 0,55 Kg/m² em 72 horas.
De modo a se obter uma distribuição uniforme do produto, recomenda-se a utilização de bomba costal, evitando sobreposições excessivas da área de aplicação e garantindo a dosagem por metro quadrado estabelecida pelo fabricante.
Ressaltamos a importância da utilização de produtos que atendam aos requisitos da norma ASTM C309, para que sejam alcançados resultados satisfatórios de resistência e durabilidade do piso de concreto.