Publicação

Fissuras paralelas às juntas

É possível que você já tenha se deparado com esse tipo de fissura, que ocorre paralelamente às juntas, em uma distância entre 15cm e 1m. Deve ter se perguntado o que pode ter ocasionado…

Bom, vamos falar um pouco sobre as principais causas:

Profundidade insuficiente do corte das juntas serradas

As juntas serradas são fissuras induzidas e controladas através dos cortes feitos no piso, em locais pré-determinados pelo projetista, permitindo as movimentações naturais das placas e, assim, aliviando as tensões. Para que a junta serrada desempenhe sua função, recomenda-se que a profundidade do corte tenha no mínimo 1/3 da espessura do piso. Por isso, quando os cortes acontecem de maneira superficial, a movimentação na junta é prejudicada, permitindo o surgimento da fissura, como forma de alívio das tensões.

Falta ou deficiência no engraxamento das barras de transferência

Para que as juntas possam se movimentar livremente, é importante que as barras estejam adequadamente engraxadas em, pelo menos, 50% da sua área. Caso contrário, o concreto irá aderir na barra, restringindo a movimentação da placa.

Barras desalinhadas (tortas)

Analogamente ao item anterior, ao se instalar barras de forma não retilínea, haverá uma restrição na movimentação da junta, provocando uma fissura paralela ao trecho com a deficiência.


Como se vê, a mitigação dessas falhas está relacionada a fatores executivos. Destacamos aqui a importância da leitura adequada do projeto que, por sua vez, deve apresentar informações claras.

É por isso que a LPE Engenharia sempre fornece um projeto completo e de fácil leitura. Oferece também apoio técnico durante toda a obra, totalmente alinhada ao objetivo do cliente de obter um piso de concreto de alta qualidade.