O dia 30 de abril de 2024 ficará marcado para a história do segmento de pisos e revestimentos de alto desempenho no Brasil.
A ANAPRE (Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho) completou 20 anos de fundação com um evento para mais de 250 pessoas no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.
Associados, empresários, executivos, técnicos e diferentes profissionais do segmento marcaram presença e acompanharam uma programação rica em conteúdo e insights para a operação de hoje e também para o futuro das companhias que atuam na área.
O presidente da ANAPRE, Wagner Gasparetto (diretor-presidente da LPE Engenharia) abriu os trabalhos com uma apresentação sobre a história da entidade e os principais desafios do segmento.
Mostrou as principais ações a serem realizadas no biênio 2024/2025, com destaque para os eventos regionais, o fortalecimento dos comitês técnicos e ações de aproximação com os associados em todo o País. Apresentou também alguns dados sobre a relevância do segmento (ver abaixo).
O evento contou com uma palestra do economista Alexandre Schwartsman, que falou sobre a conjuntura do País, destacando fatores externos que impactam a economia brasileira, as perspectivas de crescimento, além dos desafios e eventuais incertezas para o futuro.
Na sequência, houve um debate com alguns dos principais players do mercado, que abordaram temas como negócios, tecnologia, nível de exigências dos clientes, a importância do associativismo e os principais desafios para o futuro do segmento.
Leandro Guedes, gerente de engenharia da GLP, detalhou os negócios da companhia no Brasil, falou sobre o nível de exigência técnica em relação aos pisos industriais e destacou algumas tendências relevantes para o futuro, como o avanço da robótica na área logística e a necessidade de neutralização do carbono incorporado (sustentabilidade).
Para o encerramento, o engenheiro e consultor Albano Alves discorreu sobre a visão dos clientes, as expectativas e os fatores de satisfação de quem contrata pisos e revestimentos. E o arquiteto Miguel Langella abordou a especificação de revestimentos de alto desempenho em projetos industriais, percorrendo desde a avaliação das condições de uso, passando pelos parâmetros a serem adotados, o projeto, execução e a aceitação / feedback do cliente.
“Foi, sem dúvida, um evento de grande impacto para o segmento, que tem tudo para continuar em um ciclo de crescimento, qualificação, evolução tecnológica e atendimento às necessidades dos clientes de pisos e revestimentos de alto desempenho”, avaliou o presidente da ANAPRE, Wagner Gasparetto.