Publicação

Aspersão de agregados: quais são os benefícios?

Você sabe o que é aspersão de agregados? E quais são os benefícios para os pisos de concreto?

Tratamento superficial dado aos pisos industriais, tem como objetivo promover ou incrementar a resistência superficial (abrasão). Pode ser realizado com agregados minerais, metálicos (óxidos de ferro ou alumínio) ou mesclas desses materiais, dosados com cimento e aspergidos sobre a superfície do piso, com o concreto ainda no estado fresco.

Na escala de dureza superficial, a resistência à abrasão é crescente quando são utilizados (nessa ordem) agregados minerais, óxido de alumínio e óxido de ferro. Caso seja necessário, pode-se adicionar pigmentos ao produto, para efeitos estéticos.

Além do ganho de resistência à abrasão, capaz de dispensar o uso de líquidos endurecedores de superfície, o tratamento também pode gerar resultados positivos no controle de afloramento de fibras metálicas ou macrofibras sintéticas na superfície do piso.

A LPE Engenharia recomenda que a aplicação seja realizada por método automatizado (spreader ou similar) ou manual, desde que seja garantida a dosagem mínima por metro quadrado estabelecida em projeto. Logo após o lançamento, é importante promover o alisamento superficial utilizando um float ou rodo de corte leve, de modo a garantir a adequada incorporação do material no concreto.