Você sabe como é avaliado o desempenho superficial de um piso de concreto em termos de resistência à abrasão?
A LPE Engenharia realiza um ensaio que segue a metodologia descrita na Norma BS 13892-4, do Reino Unido. O equipamento utilizado, como demonstrado no vídeo abaixo, provoca um desgaste superficial por meio da utilização de três rodas de aço temperado, montadas sobre uma base giratória.
Esta base gira a uma velocidade de 180 ± 15 RPM, completando um total de 2850 ± 10 rotações sob uma carga padrão, dentro de um limite de 15 minutos.
Antes de iniciar o ensaio, é efetuada uma medição inicial. Utiliza-se um micrômetro equipado com um gabarito contendo oito pontos distribuídos radialmente, de forma equidistante ao ponto de teste. Após a realização do ensaio, é feita uma medição final nos mesmos pontos anteriormente medidos, para comparar a profundidade do desgaste.
Os resultados de cada área são obtidos pela média das leituras dos oito pontos. A média de desgaste, em milímetros, é comparada com os valores médios especificados para cada uma das cinco classes de resistência à abrasão, conforme definição prevista na norma BS 8204-2. Cada classe é associada a um tipo específico de utilização, oferecendo exemplos de operações ou equipamentos que podem ser aplicados ao piso em questão.