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Fissuras em cantos reentrantes

Sabe por que as janelas dos aviões possuem bordas arredondadas?
 
Questão de segurança e resistência. Originalmente, as janelas eram quadradas. Na década de 1950, um grande fabricante introduziu o modelo com cantos arredondados para aumentar a resistência e preservar a integridade das aeronaves.
 
Cada janela quadrada criava quatro pontos de fragilidade na estrutura do avião, devido às suas quinas. Isso expunha a fuselagem a sério risco de problemas estruturais, principalmente depois que os voos comerciais passaram a operar em maiores altitudes. Fissuras provindas das quinas de janelas poderiam culminar em acidentes gravíssimos.

OK, mas o que isso tem a ver com pisos de concreto?
 
Em diferentes intensidades, as placas de pisos em concreto tendem a se retrair ou se movimentarem horizontalmente por toda a vida útil, seja pelo comportamento do concreto nas primeiras idades ou por alteração volumétrica devido às variações climáticas.
 
Nas áreas onde o piso é construído em torno de pilares, caixas de elétrica/hidráulica ou quaisquer outros elementos de geometria quadrada ou retangular que interfiram na seção do piso, são gerados os famosos cantos reentrantes. E com eles vem o risco do surgimento das temidas fissuras a 45 graus no piso.
 
Tais fissuras acontecem, na maioria dos casos, a partir da concentração de retração na quina reentrante, onde há um conflito pontual nos sentidos de movimentação horizontal da placa. Apesar de, em geral, serem fissuras originadas por fatores geométricos e de retração, podem se tornar complicações estruturais, uma vez que tendem a evoluir em abertura e comprimento, com possibilidade de dividir a seção do piso por toda a extensão.
 
A LPE Engenharia possui diversas soluções em reforços de canto, além de especificações técnicas para arredondar quinas ou eliminá-las a partir do planejamento nos layouts de juntas. Assim, diminuímos expressivamente o risco de incidência desse tipo de patologia em nossas obras.