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Galpão Logístico, km 39 da Rodovia Raposo Tavares

Nesta obra na Grande São Paulo, um dos desafios era executar as concretagens expostas às intempéries, visto que todo o fechamento lateral dos galpões empregou estruturas do tipo tilt-up, que utilizou as faixas circundantes internas do galpão como fôrma.

Naturalmente, em função do uso da técnica tilt-up, todas as concretagens desta fase ocorreram sem fechamento superior, expondo a execução às intempéries mais críticas, como o sol direto, consideravelmente prejudicial para as etapas executivas do piso de concreto. Por conta disso, na etapa inicial, foi necessário realizar as concretagens no período noturno, buscando a melhor condição climática possível, uma vez que, à noite, há menor variação de temperatura e incidência solar.

Contudo, os elevados índices de chuvas registrado no início de 2023 também provocaram impactos na evolução da obra, principalmente na preparação do terreno, dificultando os procedimentos de movimentação e compactação do subleito. Uma das soluções encontradas para acelerar a liberação das áreas foi o uso de rachão travado com bica corrida, a fim de promover a estabilização do terreno. Como forma de controle tecnológico expedito, foi adotada a avaliação através de ensaios deflectométricos (Viga Benkelman).

Como solução estrutural, tem-se o objetivo de finalizar a obra com cerca de 120 mil m² de pisos e pavimentos em concreto reforçado com fibras metálicas nas áreas internas e fibras sintéticas estruturais nas áreas externas.

 

Responsável pelo projeto do piso, a LPE Engenharia prestou também consultoria no desenvolvimento do traço de concreto, acompanhamento das concretagens para afinamento dos procedimentos executivos e vem realizando a aferição dos índices F-Numbers.

Obra: Galpão Logístico, km 39 da Rodovia Raposo Tavares

Cliente: Libercon Engenharia

Localização: Cotia-SP

Execução do piso: Alphapiso

Projeto: LPE Engenharia